Rabo-de-macaco (BM), Maria-cavaleira .
Myiarchus ferox
Período Reprodutivo: agosto a novembro
Locais de observação: Cambarazal, Campo, Cerradão, Cerrado, Mata ciliar rio Cuiabá, Mata ciliar rio São Lourenço, Mata Seca.
Você encontra essas informações na página 184 do Guia das Aves

Outro gênero de aves muito semelhantes. A distribuição de cores e formato as separam dos demais tiranídeos, mas a distinção entre si é mais complexa. Em todas as aves do gênero, a garganta e parte superior cinzas, com a barriga amarela. Dorso escuro, com a cabeça relativamente grande e penas do topete mantidas semieriçadas. Bico escuro e forte. Cauda longa, do mesmo tom das costas. Nas asas, duas faixas claras e bordos claros nas penas de vôo.
Mantém-se pousados abaixo da copa, seja em matas, seja em áreas abertas. Usam desde as árvores altas até o sub bosque das florestas, bem como vivem nas áreas de cerrado aberto.
Essa espécie e Myiarchus swainsoni são muito parecidas, de difícil identificação até para especialistas. No Pantanal, Myiarchus ferox possui as costas e cabeça cinza escuros, do mesmo tom. O bico é todo negro, embora os detalhes somente possam ser observados de perto e com ótima luz.
O canto é sua característica principal para diferenciação. Um chamado rápido é o mais corriqueiro. Alegre, levemente acelerado no início e terminado com uma nota um pouco mais longa. Canta o ano inteiro, com maior constância entre julho e novembro (período reprodutivo), quando apresenta outros chamados. Vive geralmente solitário, caçando insetos em vôo, sem sair das copas.


Imagens relacionadas: