Sabiá-do-campo, Galo-do-campo, Papa-sebo .
Mimus saturninus
Período Reprodutivo: agosto a dezembro
Locais de observação: Cambarazal, Campo, Cerradão, Cerrado, Mata ciliar rio Cuiabá, Mata ciliar rio São Lourenço, Mata Seca.
Você encontra essas informações na página 205 do Guia das Aves

Um dos melhores imitadores de outras aves na natureza. Alguns indivíduos repetem o canto de até 6 espécies diferentes. Além dessas imitações, usadas na época reprodutiva (julho a dezembro), possui um canto próprio, onde lança mão dos chamados mais graves e agudos característicos, iniciando ou terminando a imitação.
Vive nas áreas abertas de todo o país, desde próximo à costa até o alto das serras. Na planície pantaneira, comum em todos os ambientes abertos, especialmente nas áreas de cerrado menos inundados. Adapta-se a ambientes agro-pastoris, bem como áreas periféricas às cidades ou parques no seu interior. Ocorre em toda a RPPN, exceto nas áreas com adensamento de árvores. Nesses locais, pode ser notado pousado em galhos expostos das bordas ou árvores e arbustos isolados, onde monta sentinela e avisa da chegada de perigo para os outros membros do grupo familiar. Caça invertebrados no solo e alimenta-se em frutos caídos. Também é um predador ocasional de pequenos vertebrados e saqueia ninhos de outras espécies. Aproveita-se de gordura e carne em mantas de charque ao sol (daí o nome papa-sebo). Possui uma tática especial para apanhar invertebrados no solo. Para, entreabre as duas asas em movimento ritmado. Se as presas assustam-se, apanha-as. Caso contrário, anda ou corre mais um pouco e torna a fazer o mesmo movimento.
Apesar de viver em grupos familiares, são muito agressivos entre si e usam os longos bicos e as garras fortes em brigas sem trégua (origem do nome galo-do-campo). As pernas, longas e negras, servem para caminhadas e corridas. Junto com a característica cauda longa, terminada em ponta branca, caracterizam bem a ave. A listra superciliar branca, destacada pela faixa negra na altura dos olhos é outra característica importante para identificação. Os olhos dos adultos são amarelados, marrom escuros nas aves juvenis, as quais também possuem o peito rajado de cinza escuro.


Imagens relacionadas: