Caminheiro, Foguetinho, Codorninha-do-campo .
Anthus lutescens
Período Reprodutivo: julho a setembro
Locais de observação: Campo.
Você encontra essas informações na página 209 do Guia das Aves

Esse é um grupo de aves cuja origem evolutiva está nos campos do Hemisfério Norte. Algumas espécies colonizaram a América do sul, basicamente ocupando a Cordilheira dos Andes e o sul do continente. No Brasil, ocorrem 5 espécies, todas no Rio Grande do Sul. Na região tropical do país, somente esse caminheiro, aparecendo em todos os ambientes abertos fora da Floresta Amazônica. Expandiu-se com a ocupação agrícola e de pastoreio, tendo se adaptado a cidades com gramados extensos.
Caça invertebrados em características corridas entre o capim baixo. É de difícil observação, tanto por suas cores, como pelo hábito de preferir afastar-se caminhando a voar. Também agacha-se no meio dos capins e camufla-se bem com o entorno.
Apesar de preferir andar, voa muito bem. Os machos, no período reprodutivo (julho a setembro) levantam vôo a qualquer hora e emitem o chamado característico. Podem ficar a poucos metros do solo ou a grande altura. Sempre que cantam, param de voar e caem alguns metros com as asas entreabertas. Em seguida, tornam a bater asas para ganhar altura e cantam novamente. As pernas são mantidas para baixo e as penas da cauda entreabertas, mostrando as penas laterais brancas.
O chamado é longo, agudo, acelerado e ficando ainda mais agudo no final (origem do nome foguetinho). É mais fácil escutá-lo do que encontrá-lo, especialmente quando pousa no meio dos capins baixos. Constrói um ninho de capins sobre o chão e embaixo de uma touceira. Ovos brancos com denso salpicado de marrom ou cinza.
A plumagem é uma mescla de rajados e bolas cinza escuras contra um fundo claro. Na barriga, um pouco mais amarelada, sem as cores escuras. A silhueta é de uma ave longilínea, acentuada pelo bico fino e a longa cauda. Pernas longas, finas e alaranjadas ou amareladas.
A espécie é migratória no sul da distribuição geográfica. Com as cheias, muito do ambiente que ocupa no Pantanal é inundado e deve ter movimentos de alguma amplitude na planície. Ocorre nos campos surgidos nas vazantes em beira de corixos, baías ou nas praias dos rios principais. Encontrado nas partes central e norte da RPPN, bem como entre o Riozinho e o rio Cuiabá na baixa das águas. Usa os gramados do hotel em Porto Cercado e pode ser observado nas áreas gramadas de Cuiabá, como na universidade federal.


Imagens relacionadas: