Inhambu-xororó.
Crypturellus parvirostris
Período Reprodutivo: julho a outubro
Locais de observação: Cerradão, Cerrado, Mata ciliar rio Cuiabá, Mata ciliar rio São Lourenço, Mata Seca.
Você encontra essas informações na página 45 do Guia das Aves

Muito menor do que o jaó, o inhambu-xororó possui o corpo marrom avermelhado (pouco contraste), com parte do dorso, ventre e barriga acinzentados. Garganta do mesmo tom do peito. Pés avermelhados (ressaltado na foto por efeito do flash) e bico avermelhado, embora o vermelho do bico seja mais esmaecido (ver inhambu-chintã). Vive na borda da mata e nos cerrados, sem penetrar em áreas de vegetação muito florestal ou alagadas. Como o jaó, é mais facilmente escutado do que visto. Somente voa em último caso. Na aproximação de qualquer perigo, imediatamente imobiliza-se e mantém-se agachado. Se não for percebido a tempo, pode assustar uma pessoa que chegue muito próximo, ao principiar seu vôo de fuga. Este é extremamente ruidoso no início, quando a ave faz uma força extrema para atingir o máximo de altura vertical, antes de começar a série de planeios responsáveis pelo deslocamento horizontal e descendente. O nome indígena Inhambu significa “o que sai com estrondo”.
O canto mais característico do inhambu-xororó é relativamente longo, ao contrário do jaó. Inicia-se com uma série de pios simples e espaçados, os quais são emitidos cada vez mais próximos, acelerados e altos, até chegar aos últimos três ou quatro, emitidos juntos e com o último em tom mais baixo e longo. Algumas vezes emitem só o final do canto. Na época reprodutiva cantam o dia todo, enquanto fora desse período cantam no clarear do dia e no escurecer.
Como habita áreas mais abertas, algumas vezes pode ser observado atravessando caminhos e estradas, nos seus deslocamentos diários atrás de folhas, insetos e caramujos.
O macho sai com os filhotes nas primeiras 24 horas após o início da eclosão dos 3 ou 4 ovos do ninho. Os filhotes são pequenas bolas escuras de penas, rapidamente escondidos pelomacho sob as asas entreabertas, ao menor sinal de perigo.


Imagens relacionadas: